quarta-feira, agosto 22

Marte e Lua - Cascata!



MARTE APARECERÁ TÃO GRANDE COMO A LUA!

Me desculpem quebrar o encanto, mas pior do que o próprio é a decepção, é o sentir enganado. Então vamos lá, assim deixamos esta bobagem de lado e poderemos nos ocupar a sonhar com nossos Elfos, nossas Fadas, nossos Duendes, dragões e Pégasos, nossos Anjos, nossos Sacis e Mães d'água, nossos amores e principalmente nossa poesia, estes sim todos muito reais para nós.

Mais um hoax da web, todo ano esta cascata circula pela internet, bom pelo menos nos últimos três anos recebendo a tal mensagem.
Leiam os artigos abaixo para conhecer a origem de mais essa mentira em bites, retirado do site Lendas e folclore da Internet

E para saber tudo sobre marte recomendo o site SPACE.com - Mars Watch: Complete Viewing Guide (in english of course) clique AQUI

"A mensagem diz que Marte Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu.

Vamos com calma, gente. O planeta vermelho não vai ficar do tamanho da Lua.

Como ele costuma fazer a cada 73 mil anos, ele vai aparecer um pouco maior e mais brilhante do que o habitual, mas não parecendo uma segunda Lua.

Consultado sobre o assunto, o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão afirmou:

O que estão fazendo é um sensacionalismo muito grande. É um comportamento prejudicial à ciência astronômica, pois os leigos ficarão decepcionados e vão atribuir aos astrônomos estas previsões. Aliás, foi o que ocorreu com as previsões relativas ao cometa Halley em 1986.


Vamos observar Marte


Ronaldo Rogério de Freitas Mourão(*)
Durante as noites de agosto, o planeta Marte será o mais interessante dos objetos celestes visíveis a olho nu, em virtude do seu brilho e de sua coloração acentuadamente vermelha, razão pela qual foi associado a Marte, deus da guerra entre os romanos.

Sua máxima aproximação à Terra vai ocorrer no dia 27 de agosto, quando o planeta estará a uma distância de 55,8 milhões de quilômetros da Terra. A última vez que tal aproximação ocorreu foi há 73.000 anos. É importante observar, especialmente, sabendo que nenhum ser humano jamais o viu tão brilhante. Naquela época não havia registro histórico. Por este motivo, esta aproximação constitui, para o observador interessado no céu, uma ocasião única para apreciar o planeta a olho nu.

Na realidade, Marte é visível a cada dois anos, sendo que as máximas aproximações ocorrem a cada 15 ou 17 anos. Assim, a próxima aproximação equivalente a atual vai ocorrer em 2018, quando o planeta estará a 57,7 milhões de quilômetros.

Atualmente, ele está surgindo do lado do nascente, por volta das 20:00 horas e está alcançando o zênite – o ponto mais alto no céu – por volta de uma hora da manhã. Já é um belo espetáculo. No final do mês de agosto, Marte surgirá ao anoitecer, logo após o pôr-do-Sol, e alcançará o zênite por volta da meia-noite.

(*) Ronaldo Rogério de Freitas Mourão é astrônomo e pesquisador-titutar do Museu de Astronomia e Ciências Afins, e autor de mais de 70 livros, entre outros livros, do "O Livro de Ouro do Universo".

Consulte a homepage: http://www.ronaldomourao.com

Nenhum comentário: