sexta-feira, fevereiro 18

Escorpiões em Uberlândia

8 comentários:

Wélida disse...

Excelente reportagem... gostei muito... ótimo fds William.

Wélida disse...

Ola William. Assisti a uma outra reportagem feita tbm ai no Laboratório de Animais Paçonhentos e Quirópteros e nessa reportagem é citada uma espécie de escorpião rara que foi encontrada ai em Uberlandia, pertecente ao genero Tityus, porem nao consegui ter claresa sobre qual especie se tratava. Gostaria de saber o nome desta espécie (link do video http://www.youtube.com/watch?v=JUCokj_OBP8). Eu tbm gostaria de saber se a toxicidade do veneno dos escorpiões, em especial a espécie Tityus serrulatus, varia de acordo com o "tamanho ou idade" deles.

william h stutz disse...

Bom dia Wélida
você se refere ao Tityus charreyroni, incomum em Uberlândia mas é comum em outras localidades. É primeiro registro nosso desse escorpião em Uberlândia. Resultado de um bom trabalho de investigação de nossa equipe. Toxicidade de venenos geralmente, repito de maneira geral é qualitativa e não quantitativa. Mas é sabido e nossa experiência comprova tal falto, que acidentes com filhotes são menos graves do que com animais adultos. Motivo interessante de pesquisa

Wélida disse...

Ola! Exatamente dessa espécie... e é realmente curioso o fato de q os acidentes com filhotes são menos graves do q qndo com espécimes adultos. Valeu... otima semana... :)

P. disse...

Grande William... keep goin´ amigo mineiro... informação, e da boa é o que importa...
grande abraço!

Unknown disse...

Me interessei muito a respeito das sete especias de escorpiões citadas para Uberlandia. Mostraram duas especies de escorpiões marrons muitos parecidas gostaria de saber quais são: Tityus adrianoi, t costatus ou t bahiensis e quais são as sete especies que ocorrem no municipio????????????

william h stutz disse...

Cleber
As espécies as quais você se refere são respectivamente T. bahiensis e T. fasciolatus
As sete espécies que ocorrem em Uberlândia são:

T. serrulatus
T. bahiensis
T. fasciolatus
T. mattogrossensis
T. charreyroni
Ananteris balzanii
Bothriurus araguayae

Cléber Lobão disse...

Tenho acompanhado teu trabalho e agradeço muito sua atenção.Acho importante esse tipo de divulgação para o publico deixar os mitos de lado e aprender um pouco sobre este fascinante animal. Muito obrigado!