quinta-feira, março 2

O mundo é dos loucos

O mundo é dos loucos. Bom, se não é, agem como foi se assim fosse.
Hackearam a primeira dama de plantão, a senhora Temer, e parece que o mundo vai implodir em chamas. Conte-me, que interesse temos lá em saber de conversas de alcova dessa senhora e desse senhor?
Outro senhor muito nervoso, de peruca ridícula e olhar ameaçador, comanda a maior potência bélica do planeta, possuindo sob seu dedo o botão vermelho da morte. E o Vasco provavelmente será vice outra vez.

O mundo é dos loucos e dos bem-aventurados. O Uruguai, esse mesmo que no futebol nos detonou em pleno Maracanã e calou milhares, hoje é exemplo para o mundo. A antiga “Suíça da América do século XIX foi o primeiro país a estabelecer por lei o direito ao divórcio (1907) e um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito das mulheres a votar.”

O mundo é dos loucos e arrogantes. Em 1973 um golpe militar jogou nosso vizinho em trevas. Dizem que as causas foram “a escassez de recursos minerais e energéticos, a carência de tecnologia e a queda do preço da lã e da carne no mercado internacional após a década de 1970.” Porém, isso felizmente passou e, a duras penas, após muitos ditadores, o país encontra a normalidade lançando-se novamente em avanços sociais e democracia plena.
Agrade uns ou horrorize a outros, o pequeno país legalizou o aborto e o consumo de maconha para uso recreativo em 2014.
Só para ilustrar “Desde a legalização do aborto no Uruguai, em dezembro de 2012, até a maio de 2013, nenhuma mulher faleceu vítima do procedimento.”

O mundo é dos loucos e dos audazes.
Da Redação Ciclo Vivo: “Nos últimos anos o Uruguai tem incentivado a produção de energia limpa. Os esforços governamentais, em parceria com empresas privadas, foram tão bem sucedidos, que o país já tem 94,5% de toda a sua energia proveniente de fontes renováveis. Mas, eles não querem parar por aí.”
O pequeno país sul-americano é um dos grandes exemplos internacionais também em redução de emissões de gases do efeito estufa. De acordo com Ramón Méndez, diretor nacional de energia, o intuito é “cortar as emissões de carbono em 88% até 2017, tendo como base os dados médios de 2009 a 2013.”

O mundo simplesmente é dos loucos, dos saudavelmente loucos.
Contam. Andando pelo centro da cidade, encontra-se com homem bem aprumado, jeito de gente tranquila, com belo sorriso nos lábios a mostrar dentes brancos de ator de novela, em luta para subir em poste.
Preocupado toma coragem em ajudar o desatinado.
— Meu amigo, vamos acalmar, o sol está quente, senta comigo ali e me conte seu problema. Por mais confuso que possa parecer tudo tem saída.
— Não estou entendendo sua aflição meu senhor, qual o motivo de tamanha preocupação?
Isso em português claro e limpo, sem tropeço em vogais ou sílabas tônicas.
— É que o senhor está querendo subir em um poste no ponto mais movimentado da cidade!
— Calma, sei o que estou fazendo, só quero comer goiaba!
— Pronto é isso. Isso é um poste e não uma goiabeira!
— Meu caro, é o seguinte. A goiaba está no meu bolso. E quer saber? Eu a como onde eu quiser!
O mundo é dos loucos. Na verdade, melhor seria que fosse assim cada um. Em sua loucura mansa, curariam o mundo. No mais, Gerais.







Nenhum comentário: