segunda-feira, setembro 11

Dia do Médico veterinário



Nos dias 9 de setembro ao longo da história da humanidade ocorreram importantes e curiosos fatos e feitos. Relembrando alguns deles cronologicamente:

1897 - O Centro Científico de Cuzco é fundado no Peru.
1901 - Morre Henri Marie de Toulouse-Lautrec, pintor francês.
1944 - Os comunistas, com o apoio do exército soviético, dão um golpe de Estado e implantam a ditadura na Bulgária.
1956 - O cantor Elvis Presley aparece na televisão americana, em cadeia nacional, pela primeira vez.
1971 - John Lennon lança a música Imagine, um dos discos mais importantes de sua carreira solo.
1976 - Morre o líder Mao Tse-tung, na China, aos 82 anos. Ele transformou o país em potência mundial.
1995 - Cerca de 300 mil jovens de 36 países participam do encontro do Papa João Paulo II com a juventude, no santuário italiano de Loreto, em favor da paz e da dignidade humana.


Pois é justamente em 9 de setembro que se comemora o dia do Médico Veterinário.

Quem é afinal esse profissional? Às vezes envolto em pura mística por seu amor aos animais, às vezes desconhecido pelas gentes em função de tantas ações que desenvolve.

Ocuparíamos com certeza todo o espaço do nosso Jornal Correio para descrever mesmo de forma sucinta as inúmeras facetas do trabalho desse profissional. Seja atuando em consultórios a clinicar pelo bem de nossos pequenos animais, seja nas pesquisas básicas e de ponta, seja em defesa permanente de nossa fauna,de nossos tão perseguidos e ameaçados bichos silvestres, defendendo nosso ecossistema. Ainda, atento ao controle das centenas de doenças que atingem os homens através do contato sem comedimento com algumas espécies animais, zelando permanentemente pela qualidade de nossa comida, alimentos que estão, ou deveriam estar todo dia à mesa de todo brasileiro, sem esquecer, é claro, da produção de proteína animal. O que seria de nossos rebanhos sem o médico veterinário?

A estes abnegados protetores tanto da saúde animal, e também, sempre incógnitos, anjos da guarda da saúde humana, da saúde do planeta, rendo justa homenagem.

Aos colegas Médicos Veterinários parabéns por nosso dia. Continuemos sempre a lutar por nossos ideais e metas, e acreditar que tudo, com trabalho, fé e amor pelo que fazemos, é possível.

Continuemos caros colegas, a exemplo do histórico encontro no santuário de Loreto, a buscar e lutar por todas nossas vidas, com esforço e desempenho profissional na busca da paz e da dignidade humana.


William H. Stutz
Médico veterinário sanitarista
CRMV MG 1902
Uberlândia – MG

3 comentários:

Anônimo disse...

Ficou muito bonito e sugestivo o conjunto imagem & texto, Parabéns !

Vera Vilela disse...

Parabéns com um pequeno atraso, eu realmente não sabia do dia senão teria dado os parabéns á você e minha querida amiga Ana que cuida dos bichinhos aqui de casa.
Tem profissões que dependem mesmo de dom, e essa é uma delas.
Beijos!

Lilly Falcão disse...

ATRASO NEM SEMPRE É VERGONHA, CRIME
- NÃO SABIA QUE ERAS POETA-DOUTOR -
MEU SILÊNCIO É JUSTO E ME REDIME
VEJO-TE CURADOR, NUNCA RECEITADOR!