terça-feira, setembro 5

Seda


Era um bichinho miudinho e não entendia a que veio.
Ficava o dia todo vendo seus iguais roerem folhas de amoreira numa tagarelice muda, todos a mastigar tenras e verdes folhas.

Tempo ido tocavam todos a se enrolar em casulos finos lindamente decorados de brilhantes fios prateados. Crisálidas únicas, perfeitas, iguais.


Por força de jejum voluntário atrasava seu curto ciclo.
De ninfa queria ser borboleta. Seu destino era voar. Queria o céu.

Observava que seus irmãos eram levados embora cedo, assim que morada prateada construíam. Nunca os viu de asas abertas a secar em preparo para vôo de liberdade.

Abandonou as folhas, alimentava-se apenas dos frutos, púrpuras e doces amoras. Quando por fim lhe veio o sono encapsular, teceu turmalinas, fios violeta-púrpuros como salsifis deslumbrantemente mágicos. Sua seda de tão pura e diferente cor passou despercebida das humanas mãos escravizadas pelo hábito, e em bela manhã rompeu fagueira. E na mais linda das violetas borboletas se transformou. Partiu.

E os homens mais uma vez, mergulhados em daltônica ignorância, presos em sua cobiça e mesmice, deixaram escapar por entre os dedos oportunidade única,rara jóia , a preciosa seda de um majestoso e único violeta.

William H. Stutz
Setembro 2006

Um comentário:

Lilly Falcão disse...

Eu já disse que se tem uma pessoinha que se apaixocou pela Violetinha fui eu! É que uma tia-avó se chamava Violeta e, na época dela, tudo se curava com um remédio de igual nome e sobrenome Genciana (afê!). Em que pese a bichinha ter se livrado do segundo prenome, o tal remédio infernizou a vida estudantil da pobre. Mais recentemente, uma prima que teve a sorte de ter uma menina caçula, fez a justa homenagem à Vó Violeta, pondo esse nome na caçulinha: VIVI!:-((

Pois, por pouco meu nome não foi ROSA, nome da irmã dela e minha avó - uma prima enxerida nasceu antes e tomou o meu nome. Daí que assino LILLY, pelo menos é Lírio na língua de fora, mas é uma florzinha!!! Lia é meu nome de brabeza!!!:-)) Amo a Violetinha!!!

VOCÊ É O POETA DOS BICHOS, DO MATO, DOS SACIS, E DAS COMADRES FULOZINHAS!!! HAJA NATUREZA BOA!!! BJKS!