segunda-feira, junho 18

Notícias da Prefeitura



Laboratório faz controle de escorpiões

A Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio do Laboratório de Animais Peçonhentos da Secretaria de Saúde, desenvolve há 24 anos não só o manejo de escorpiões, como também pesquisas de produtos químicos (venenos) para controle desses aracnídeos.

O Laboratório tem todo o mapeamento da fauna escorpiônica do município e um banco de dados com todos os detalhes das visitas realizadas há mais de duas décadas de trabalho sistematizado. Na cidade, até o momento já foram identificadas cinco espécies de escorpiões, das quais três são de importância médica. O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é considerado o mais perigoso, tem aproximadamente 7 cm quando adulto, e pode causar acidentes graves ao ferroar; em seguida, em escala de periculosidade, aparece o escorpião marrom (Tityus bahiensis) . Recentemente foi identificado no município mais uma espécie de importância médica, o Tityus fasciolatus, que é marrom com listras nas costas. Na cidade inteira são encontrados escorpiões, sendo que o amarelo é encontrado principalmente no centro e nos bairros Martins, Cazeca, Brasil, Aparecida e Fundinho.

O escorpião precisa de água, alimento e abrigo. Em nossa cidade eles ficam predominantemente nas galerias de esgoto e em acúmulos de entulhos e a sujeira é o abrigo perfeito desses animais, por isso é necessário que cada pessoa faça sua parte, realize toda a limpeza necessária, utilize efetivamente o lixo e vede os ralos de casa. Segundo William H. Stutz, médico veterinário sanitarista, coordenador técnico do Laboratório, cada cidadão é responsável pelo lixo que produz e dono dele, por isso deve dar-lhe a destinação correta. “O trato com seu lixo e o respeito pelo coletivo são alguns dos fatores determinantes do grau de civilidade de um povo”, afirma.

A época de maior incidência de escorpiões corresponde ao período chuvoso, quando as galerias inundam, desalojando-os. Além das ruas, terrenos públicos e particulares, beiras de córregos têm sido usadas como depósito irregular de entulhos, resíduos orgânicos e compostos. A Prefeitura tem notificado freqüentemente os proprietários de terrenos particulares, uma vez que a limpeza é de sua responsabilidade. O terreno abandonado, além de servir para acúmulo de lixo, tem sido alvo de queimadas, ocasionadas por ação humana, provocando a invasão, nas residências mais próximas, além do escorpião, de animais como rato, mosca, barata e até mesmo cobra.

Mensalmente, são retirados das centrais e de bairros da cidade, mais de 6.000 metros cúbicos de entulho pelo Mutirão Cidade Limpa, que pega lixos domésticos, pneus, animais mortos, sofás e pedaços de árvores, deixados pelos carroceiros e pela população.

Ao encontrar um escorpião a pessoa deve ligar para o Laboratório (3255-3028), cujos os agentes vão até o local identificar a espécie, como o animal adentrou o imóvel , os possíveis locais onde estão se abrigando e procriando . Eles orientam como a pessoa deve fazer para evitar uma nova entrada desses animais. Se necessário, pode-se "abrir" o quarteirão inteiro e visitar todos os imóveis. São feitas em média 15 visitas por dia e se for preciso visitar as casas do quarteirão inteiro, pode - se chegar a 40 visitas diárias. São nove funcionários que fazem esse trabalho.

Há 14 anos, toda sexta-feira, os agentes fazem a captura ativa de escorpiões especificamente nos cemitérios, locais que oferecem todas as condições ambientais para favorecem a presença dos escorpiões. Por isso, junto com eles a Secretaria de Serviços Urbanos faz a limpeza diária do local.

A reprodução desses animais é rápida, o escorpião amarelo é uma máquina perfeita de evolução de uma espécie e de perpetuação, pois só existem fêmeas, e o número de filhotes pode chegar a 25 por parição, podendo ocorrer até duas por ano. A reprodução dos escorpiões amarelos se dá por partenogênese.

Além de todos os trabalhos realizados pelo laboratório, os agentes ministram palestras em escolas, feiras de ciência, SIPATs e outros eventos, levando informações sobre o comportamento dos escorpiões e sobre medidas eficazes de como se evitar a sua presença. Uberlândia é referência nacional em manejo de animais peçonhentos tanto que aqui são capacitados municípios de todo o Brasil. A meta atual é a capacitação de todos os municípios do estado de Minas Gerais. Por solicitação da Coordenação Estadual de Animais Peçonhentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já passaram por este treinamento 48 municípios e o cronograma de treinamentos dos demais está em fase elaboração.

Técnicos do Laboratório de animais peçonhentos de Uberlândia, em conjunto com técnicos da SES e da Prefeitura de Belo Horizonte, elaboraram um manual de manejo de escorpião, que será distribuído em todo o Brasil.

Em caso de picada, a pessoa deve procurar orientação médica com urgência. Em crianças, idosos e pessoas alérgicas, os acidentes tendem a ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.
Laboratório de Animais Peçonhentos da SMS - fone – 3255-3028

Foto: Tityus serrulatus de Marina F. Mineo

Fonte:
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Uberlândia / MG
Fones: (34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Nenhum comentário: