terça-feira, junho 23

APPS em destaque



William H Stutz

Em Jornal Correio 23/06/2009


Duas APPs em destaque em uma mesma edição de nosso jornal CORREIO. Uma para o bem, outra para o surreal mau de levar vantagem em tudo

Uma APP, a Associação de Profissionais da Propaganda, recebeu de nossa Câmara Municipal, nossa de Uberlândia, registre-se, merecido diploma de honra ao mérito. Relevante trabalho do pessoal de mídia.

A outra APP, Área de Preservação Permanente, aparece em manchete por motivos muito menos nobres e pelas mãos de outra Câmara Municipal, a de Araguari, que quer, passando por cima de lei maior, reduzir, repito, reduzir dos atuais 100 metros para 30 a faixa da área de preservação permanente dos reservatórios da usina hidrelétrica de Capim Branco 1 e 2.

Isso em pleno século 21 quando até imprimir sem necessidade é considerado absurdo e fazer xixi no banho é forma correta de proteger o planeta. Se 100 metros já é pouco, considerando-se o estupro ecológico causado pelos alagamentos, imagine irrisórios 30 metros!

O nobre edil autor do projeto alega que "é inegável a relevância econômica da fixação da APP em 30 metros". Cita ainda a exploração de atividades agrícolas com culturas perenes de porte. Pode-se ler ainda em prováveis entrelinhas ranchos e chácaras de lazer, produção e destinação inadequada de lixo de fim de semana, poluição sonora atormentando ainda mais os pobres ouvidos de um ecossistema ainda tentando se recompor do trauma de afogamento. Lanchas velozes singrando lago de proveta, obra humana cujas questionáveis belezas serão sempre ligadas à destruição e morte. Flor artificial em vaso da sala. E sempre vai aparecer um para comentar: Tão bonita que até parece de verdade!

Fico feliz e confiante ao ver que o Ministério Público, tanto o de lá quanto o de cá, não estão deixando barato. Nossa polícia ambiental vai continuar fiscalizando e fazendo valer a lei maior.

Para a nova diretoria da APP, a da propaganda, além de desejar sucesso, uma sugestão: bem que poderiam lançar um concurso sobre o cruel impacto ambiental das hidrelétricas na vida de uma região, com ênfase na destruição do bioma, mudanças climáticas e o atentado à terra, tudo feito a bem do desenvolvimento, nesses casos, em nada sustentável. O prêmio para o vencedor: paz de espírito.

Claro que podem existir também profissionais da área da propagação das ideias dispostos a vender o outro peixe, mas aí é uma questão de consciência. Vai de cada um. Se a propaganda é a alma do negócio, também nos deparamos com muita propaganda sem alma. Numa simples troca de letras, sempre existirá a propaganda de lama. Luz no horizonte e música para os ouvidos, a declaração do novo diretor da associação: “Nosso objetivo é fortalecer o mercado publicitário por meio de uma comunicação ética...” Ética, doce palavra condutora da vida. Quanto à outra APP, e aqui rezo para que nossos vereadores não sigam o absurdo conselho do colega de Araguari para que também “tomem a medida como exemplo”, transcrevo mais ou menos mensagem que vem circulando na internet. Recebi de um amigo e deveria servir de reflexão principalmente aos que poder possuem:
Enquanto todo mundo anda pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Nenhum comentário: