quinta-feira, julho 1

Por trás da Colina



Queridos amigos, não percam este documentário sobre Afonsinho. Uma parte importante e verdadeira de nossa história que não deve jamais ser esquecida. Uma história real de quem realmente sofreu os horrores da repressão. Nada de fantasia, devaneios, delírios megalomanicos ou ficção. Imperdível!

Documentário sobre Afonso Lana será exibido hoje
A Luz Que Surgiu Por Trás da Colina” dirigido por Carlos Segundo, é a atração do DocTV


O documentário “A luz que surgiu por trás da Colina”, dirigido por Carlos Segundo e que conta a trajetória de Afonso Lana, será exibido hoje e amanhã para as afiliadas da TV Cultura no DocTV. Em entrevista ao CORREIO em junho do ano passado, Afonso Celso Lana Leite, 64 anos, professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), definiu sua história como “a trajetória incomum de um homem comum”.

Produzido com o incentivo do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV), da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o vídeo que será exibido na TV tem 52 minutos.

Lana entrou para a Colina - sigla de Comando de Libertação Nacional, organização política de esquerda que adotou a luta armada no Brasil – em 1968. Ele vê o documentário como uma forma de reconhecimento. “Passaram-se muitos anos até esse ponto, em que, quem como eu, foi preso, torturado, exilado, é convidado a dar palestras e contar o que viveu. Logo após a anistia, tive que conviver com grandes dificuldades. As pessoas me rejeitavam. O fato de expor num filme fatos que se passaram obscuros às pessoas é importante”, disse ele à repórter Gislene Tiago, em junho de 2009.

O documentário conta não só o aspecto político da vida de Afonso Lana, aborda também a formação profissional. “Precisei circular por vários países do mundo. Simplificando, é a trajetória de um jovem estudante de veterinária que retorna como artista plástico.”

Saiba mais

O que: Documentário “A luz que surgiu por trás da Colina”
Direção: Carlos Segundo
Duração: 52 minutos
Quando: Hoje, às 23h, na Rede Minas (canal 4 na TV aberta, canal 14 da TV a cabo CTBC).

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Nenhum comentário: