sexta-feira, março 19

Teatro e circo

Foto da web


Oficina homenageia Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo

Em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo (celebrados em 27 de março), a Secretaria de Cultura promoverá dos dias 22 e 26 deste mês, um curso especial para quem quer descobrir o palhaço que existe dentro de si. A responsável é a atriz e diretora teatral Ana Carla Machado. A Oficina de Clown* pretende reunir pessoas interessadas neste universo, desmistificar a figura do palhaço na sociedade e homenagear os profissionais do circo responsáveis por arrancar gargalhadas da plateia. Os interessados devem ter mais de 16 anos e procurar a Oficina Cultural - praça Clarimundo Carneiro, n° 204 - até amanhã (19), das 12h às 18h, para fazer a inscrição, que é gratuita. Ao todo, 20 vagas serão disponibilizadas. Os módulos têm 4 horas de duração.

Segundo Ana Carla, as aulas serão práticas e teóricas, recheadas com muita interatividade. “Pretendo mostrar, ensinar e interagir com os participantes de um modo bem dinâmico, com material audiovisual e métodos explicativos”, informou.

Ainda de acordo com Ana Carla, o palhaço só pode ser esqueletado através de um difícil processo de desconstrução. “Ser palhaço não é apenas colocar um nariz vermelho e fazer graça. É preciso muito treino, estudo e preparação. Por meio deste curso, pretendo fazer com que cada participante exercite o clown que tem, saiba que o palhaço não é um personagem e sim um estado de espírito. Para se tornar um clown, a pessoa precisa descobrir seu lado ridículo e deixar as máscaras caírem, trabalhando o erro, o torto, o inusitado, o desengonçado. Ser palhaço é desconstruir o ego, é estar disposto a abdicar suas vaidades em prol de uma figura especial. Quero repassar isso aos alunos, esclarecer esta profissão”, explicou.

A atriz conta ainda que a oficina também é uma forma de homenagear profissionais do circo. “Quando as pessoas vão ao circo, se deparam com personagens belos e cheios de virtude, como os acrobatas, domadores e mágicos. Neste momento, descobrem qualidades um pouco intangíveis e pensam: ‘Jamais conseguirei fazer nada parecido’. Mas ao pisar no picadeiro, os palhaços conseguem quebrar esta perfeição, fazendo com que a plateia se identifique com os erros cotidianos. É lá que o público se descobre e consegue lavar a alma”, comentou.

Oficina Cultural

De acordo com Vera Vilela, administradora da Oficina Cultural, este evento dá início às atividades do ano e reforça a importância da cultura na construção de uma sociedade. “Em 2010, cerca de 32 oficinas teatrais, de dança, música, artesanato, artes plásticas e cinema acontecerão neste espaço. Reconhecemos a importância das artes na vida da comunidade e, por esta razão, recebemos mais de 1.500 alunos por ano. São adolescentes, jovens e adultos que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais, de se especializar e de enveredar pelo caminho artístico”, enfatizou.

Serviço
Oficina de Clown
Data: de 22 a 26 de março, das 14h às 18h
Ministrante: Ana Carla Machado (atriz e diretora teatral)
Público: a partir de 16 anos
Número de vagas: 20
Inscrições: gratuitas e realizadas até sexta-feira (19), na Oficina Cultural (praça Clarimundo Carneiro, 204), das 12h às 18h.


Fonte: Portal da Prefeitura de Uberlândia

Nenhum comentário: