quarta-feira, abril 7

Falando sério

Tá certo, acho que nem todos gostam de abrir um jornal e ler um abordar sério de maneira mais amena, mais solta. Enfim ironizar o cotidiano não dever ser lá coisa que agrade muita gente. Mas é meu jeito de ver a vida. Podemos sim ser alegres e falar de coisas que importam sim senhor. Questão de jeito.

Sendo assim hoje vou falar de coisa séria de maneira séria e não será sobre nosso Uberlândia Esporte que se foi dessa para melhor. Deve ser melhor pois o periquito insiste em morar na segundona. Deve ter algo por lá que nós reles normais desconhecemos. Já pensou se eles contam o segredo? Vai ser um tal de Flamengo, São Paulo, Palmeiras, e até nosso Galo querendo lá entrar. E ai, como conhecemos a história, não vai sobrar lugar mais para o Verdão. Ali tem coisa e eles não contam para ninguém.

Sendo assim vou falar de coisa muito séria mesmo: Eleição presidencial.
A largada à sucessão do Sr. Inácio da Silva foi dada e na ponta, por enquanto, estão seu Serra e dona Dilma.
Vamos, nesse primeiro momento nos ater ao perfil do candidatos, com pinceladas breves em seu Ciro e dona Marina, pois querendo ou não correm por fora:

Já repararam como a dona Dilma se parece com aquelas tias chatas? Todo mundo tem uma assim. Brava, mandona, igual professora dos antigos grupos, qualquer deslize e corria a palmatória. Daquelas que nos aniversários sempre te dão uma camisa um número menor do que o seu ou um par de meias. Isso desde que você tinha 5 anos e queria mesmo era ganhar bola, autorama, depois Playstation e hoje no mínimo um iPod touch da Apple. Qual o quê, lá vem a tal camisa demodèe ou par de meias listradas.

O Senhor Serra aos meus olhos se parece mesmo é com Charles Burns patrão de Homer Simpson, dono de usina nuclear. Outro tio de dar medo. Já pensou em noite de tempestade? Raios e trovões. A porta se abre em rangido e entra o tio Serra, rosto intermitentemente iluminado por clarões de coriscos para te contar historinha para dormir? Esparramo de menino a gritar mãe para todos os cantos.

O senhor Ciro fala bem em excesso e sobre tudo. Mineiro desconfia de gente sabida demais. Português perfeito, bem articulado e ainda por cima casado com a maravilhosa e inteligente, soou machista não é, Patrícia Pillar. Se ela fosse a candidata a história seria outra. Essa sim é a tia dos sonhos!

E por fim a aparentemente frágil Marina Silva. Sua imagem transmite paz, mas não a tão necessária segurança. É a tia que todos queriam. Sabe história de bicho, contos da mata. Conhece lendas da floresta e seus presentes seriam sempre os mais esperados. — Ninguém canta “Parabéns” antes da tia Marina chegar. Essa aparentemente frágil mulher vai atrapalhar o sono e os votos de muita gente e pode até definir quem vai para o segundo turno.

Faltam alguns meses e depende de cada um de nós escolher o tipo de tio ou tia que quer, independente do presente de fumaça que cada vai nos oferecer durante suas campanhas, que aliás, não se enganem, serão muitos.

Terminando esta séria abordagem, vamos falar mais sério ainda. Outro dia em prosa com um colega de trabalho ele questionava o sacrifício, a penitência de não comer carne vermelha na sexta santa sendo que o bacalhau já caro o ano inteiro, nessa época então o preço ia ao olho da cara. Obteve a mais lógica e coerente resposta de um parente: — Uai primo está na cara, você compra o bacalhau, se farta um dia e lá se vai seu salário, fica sem comer carne o resto mês, quer penitência maior. Isso é ou não assunto sério?





PS: As caricaturas foram garimpadas na web, nas imagens do Google


Nosso Falando sério no Ponto de Vista
do Jornal Correio - Clica aqui ó
[arquivo em pdf, com apenas 115 kB]

2 comentários:

Unknown disse...

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...
E agora, José?

Maria disse...

Hilária a análise!

Definitivamente o tio Burns eu já exclui, mas acho que fiquei sem opção...

:(