terça-feira, outubro 31

Raluim



Acordei bem cedo não nem eram 5:30 da manhã. Por obra e graça do segundo turno das eleições o horário de verão foi adiado, portanto eu e os pássaros estamos acordando com os primeiros raios de sol em horário de criação humana um tanto quanto desumano para quem dormiu uma e meia da manhã. Eu por força do trabalho com meus morcegos, não os pássaros. Para estes o horário das gentes, felizmente, pouco importa.


Preparei farta mesa de café para meus filhos: Assei pão de queijo, um saboroso bolo de fubá de uma das melhores padarias da cidade que tem mania de doce. Queijo Minas fresquinho. Suco de pitanga bem gelado, frutas de nossa horta . Banana prata para quem quisesse comer com mel de minhas abelhas Jataí. Geléia de jabuticaba, frutos também do quintal de casa.
Café adoçado com rapadura é claro.

E nem era fim de semana ou feriado. Terça-feira brava, comum, dia de trabalho e escola. Mas este café da manhã tinha que ser especial, bem nosso, mineiro, brasileiro.

Afinal era um 31 de outubro.
Na parede bem em frente à mesa posta colei cartaz com letras imensas:



Que Raluim que nada! Hoje é dia do Saci. Viva nossa cultura popular!


Pode até não mudar muito, e que nossos filhos, continuem intoxicados com downloads, messengers, upgrades, Shopping centers, hamburguers, hot dogs, cookies, know-hows, lobbys e upgrades e milhares de outras raras peças tão distantes de nossa maravilhosa língua pátria em freqüente atentado ao nosso léxico.

Se a isso chamam globalização...

Mas sinto que meus pequenos não vão esquecer esse especial desjejum lúdico, debochado tão cedo, e se Deus quiser reproduzi-lo com meus futuros netos. Fiz minha parte.

Quantos se preocuparam com isso? Sei não, inquietante.

Se alguma criança bater lá em casa e pedir doce, já decidi; vai ganhar pé-de-moleque, doce de leite de cortar, goiabada e um retratinho do nosso perneta de touca vermelha.

Se não ficarmos atentos, ai sim como disse Millôr: " The cow will go to the swamp" ou seja a vaca vai pro brejo! Literalmente.

Viva o Saci! E não abro mão.

William H. Stutz
31 de outubro de 2006

8 comentários:

Iúri Lopes disse...

Parabéns pelo texto..
Achei realmente muito bom o enfoque que você deu ao "halloween".
A jogada com o saci nessa data importada (não inportante)
E o abrasileiramento que você fez:
Raluim. Grande sacada.

william h stutz disse...

Valeu Iúri obrigado pela visita e pelo comentário, ou seria "post"? *rs*
A sacada de abrasileirar para raluim, não é minha, está felizmente em toda parte e acredito que nasceu com a turma do SOSACI: Sociedade dos Observadores de Saci.
Pessoal maravilhoso e preocupado com a presrvação de nossa cultura e manifestações de nosso folclore.
Passa lá: http://www.sosaci.org
Abração
William, tentado mudar para Uiliam que se tornará Uíu.

Anônimo disse...

E Viva o Saaaciiiiiiii !

:~)

Anônimo disse...

Como de hábito, excelente texto!
Onde andarão os nossos Sacis, Caiporas,Boitatás etc.etc.etc?

Anônimo disse...

oie Uíu :)

ah eu gosto de tudo... morcegos, bruxas, sacis.

adorei o texto e aproveitando eu quero pé de moleque e um tecãoooooo de bolo de fubá.. nhan nhan *salivando*

vou bater na sua porta...

gostosuras ou travessuras? rs*

bjks meu amigo adorador de morceguinhos e sacis

^^(..)^^

Lilly Falcão disse...

MEU QUERIDO POETAMIGO UIU!!!
QUE ALEGRIA O DIA NACIONAL DO SACIZIM!!!
FIZ UMA TRELA LÁ NO BLOG: TATU DENTRO!UM XÊRO DE AÇUCENA FULORADINHA NA SERRA! E
VIVA OS SACIS COM SEUS SACIZEIROS - BRASILEIROS DA GEMA - OS QUE NÃO ABREM MÃO! BEIJOS, LILI ;))

Anônimo disse...

Oi querido little bat!

Textinho vindo em boa hora sabia? Nao sei se sabe mas estou justamente nos EUA e.. o povo eh doido por raluim! Compram fantasias caras, enfeitam a casa, compram candys, tem lojas que soh abrem em epoca de halloeem... Eles nem sabem do que se trata direito essa festa na realidade, estao mais p se divertir durante a noite pedindo candys.
Eu nao sabia que era dia do Saci! Bom saber agora! Saci sendo defensor da floresta e o raluim hoje em dia defensor de festas. Aiai.. Talvez seja apenas questao de esquecer completamente um simbolo da nossa cultura miscigenica(no caso do saci)ou mudanca de tradicoes historicas para algo comercial (halloween), o que tambem faz esquecermos a essencia. Qual a melhor opcao? Hum.. nao sei, eu soh sei que o povo gosta de gastar dinheiro e se Halloween tem a ver com vespera de ano novo, poucas pessoas sabem.
Um grande abraco para voce que tenta fazer sua parte como pode.
Feliz dia do Saci!

Anônimo disse...

Olá Will!
De repente a gente se depara com algo, não nosso, infestando as escolas PAGAS desse nosso POBRE Brasil!
Aliás, acho que também até as públicas estão se convertendo.
Que pena a falta de identidade e sensibilidade com nossas tradições folclóricas!
Como disse a Sarah, se nos esteites eles mesmos não sabem bem do que se trata, imagine o nosso inculto povo.
Bom, façamos nossa parte, abrasileiremos!!
Fraterno abraço.'.