quarta-feira, abril 18

Îakaré


Desenho: Osmar Reis





Îakarê, Îakarê
abaré de airequecê
Membira aisó de Rudá
Brinca distraídacom Uaná, yami
Airequecê domina silenciosa
Anauê abaré anauê
airumã te proteja sempre de presença tinga
Cari abaité
quecê em punho querendo te matar
Anauê velha abaré, anauê de yami amiga da noite
.

Bicho preguiçoso aquele, passava os dias ao sol vendo nuvens passar lentas e modorrentas. Bocarra aberta como a engolir os ventos da mata, deixava displicente alguns pássaros palitarem seus dentes, vida dura. Não chegava a lembrar os seus primos gigantes do Nilo mas se dava ao respeito, era criada, impunha. Fêmea imensa, sem ninho nem parceiro.

Fome? Bastava um mergulho breve em seu lago para rapidamente encontrar suculentas caranhas ou jaús obesos de tamanha fartura. Poucos se aventuravam a lhe fazer companhia, apesar da preguiça era de um mau humor extremo, não gostava de prosa.

O lago, sua morada não era grande, dava para o gasto e para preguiça, tinha sido formado depois da temporada das águas e, um dia sem perceber tinha nadado canal acima e lá se fixou. Como por aquelas bandas as águas descem na mesma rapidez de sobem, ficou lá presa. Não foi por falta de aviso e sinais, assim que começou a seca pássaros e peixes abandonavam o recanto.

Os peixes menores esgueiravam-se pelo ainda volumoso sangradouro e ganhavam novamente o gigantesco e caudaloso rio com seu infinito de água e distância .

Com o passar dos dias alguns pequenos já tinham que se debater em lama grossa para sair da armadilha do agora poço.

Bem que ela queria migrar de volta para as águas frias do rio, mas a preguiça deixava? Lerda e lenta deixava-se ficar na certeza que as águas voltariam e assim a vida seguiria devagar e mansa.

Qual nada, logo os graúdos repastos foram escasseando e as águas agora mal davam para esconder sua imensa cauda.

Agonizava abandonada à própria sorte. Algum alívio ainda lhe vinha à noite, o frescor da mata, pouco nessa época orvalhada, era um acalanto para seu couro ressequido, castigado pelo calor abrasador do dia. Curtas noites. Logo o sol retomava torturante e aos poucos, definhada e fraca entregou os pontos, vítima da falsa abundância, de sua voluntária solidão, fechou definitivamente os olhos, virando banquete para as feras.
Sobraram alvos ossos, escultura da morte.

Jacaré, jacaré,
amiga da lua
filha formosa do deus da noite
Brinca distraída com os vaga-lumes em noite de puro breu
A lua domina silenciosa
Salve amiga, salve
Que a estrela d'alva te proteja sempre de presença branca
Homem branco ruim
Faca velha sempre em punho querendo te matar
Salve velha amiga salve, amiga da noite


william h. stutz
abril/ 2007




No Jornal Correio AQUI

Um comentário:

Lilly Falcão disse...

Maravilha de texto, Uiuzim!
Dá gosto botar no borná e fugir!
Bjs, Lia