segunda-feira, abril 2

Morcego pescador




(Publicado Jornal Correio em 02/04/2007)

(Veja artigo em pdf AQUI)

Este fim de semana deparei com interessante artigo sobre uma espécie de "morcego pescador" o Noctilio leporinus, (Jornal Correio 25/03/2007 – caderno B6 – Internacional) onde relata-se o registro da espécie na costa norte do Peru. Até aí tudo bem. Destaco que o mesmo assunto foi também foi abordado pelo jornal Folha de São Paulo. Entretanto nosso Jornal Correio foi bem mais generoso, uma vez que a Folha trouxe apenas a foto do bicho e um breve comentário sobre a redescoberta da suposta "extinta" espécie do lado de lá.

Para leitor mais desatento e leigo no trato com morcegos esta seria a impressão que ficaria, mesmo ao ler o texto, mais completo, em nosso Correio. Ficou a impressão que o bicho aparentemente já teria desaparecido da face da terra e, assim do nada como uma fênix teria ressurgido se não de suas próprias cinzas, pelo menos em matas algures.

Contrapondo o que foi escrito e para registro, esclarecemos que esta bela e fantástica espécie, super adaptada para pescar se faz presente em muitas regiões e não apenas na região oriental da Amazônia como mencionado, inclusive aqui em Uberlândia tivemos a grata satisfação de identificá-lo a pescar nos lagos do Parque do Sabiá em plena área urbana.

Espécie ameaçada pela ação predatória humana sim, extinto não.

Complementando, a riqueza de nossa quiroptofauna é imensa – além dessa espécie pescadora, outra também especializada em peixes, o Noctilio albiventris, também se faz presente em nosso município junto com outras 44 espécies.

Uberlândia possui até o momento 46 espécies identificadas - Updated list of bats from Uberlândia, State of Minas Gerais, Southeatern Brazil, Stutz W.H. at. al. in Chiroptera Neotropical vale mencionar que mesmo antes da publicação do trabalho citado, outras 5 já haviam sido por nós identificadas e não constam da publicação.

Nosso município tem o privilégio de possuir mais espécies de morcegos que todo continente europeu ou do que todos os Estados Unidos, e com certeza outras espécies estão aí aguardando para serem identificadas. Para muitos pode parecer um dado sem a menor importância, porém, para estes apenas um lembrete: Os morcegos além de serem um dos principais recompositores de ecossistemas tropicais, é fato importante considerar que o nosso frágil e também ameaçado cerrado depende visceralmente desses mamíferos alados, são também aliados importantes dos humanos no controle de insetos nocivos, e acima de tudo são um indicador de qualidade ambiental imbatível.

Um 'Viva!' pois, aos morcegos, que não são ratos de asas e muito menos cegos.

William Henrique Stutz
Médico veterinário sanitarista
Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia – MG
whstutz@uberlandia.mg.gov.br

Foto acima: Bat Conservation International

Nenhum comentário: