segunda-feira, outubro 6

Tecno-denuncismo

Tecno-denuncismo

Quase todo dia acompanhamos pela televisão casos de pessoas sendo gravadas ou filmadas fazendo algo errado. Recebendo propina, vendendo lugar em alguma fila, alguém sempre tramando. Estelionatos, falsos seqüestros, golpes variados.

As novas tecnologias estão ajudando em muito este tipo de ação. Atualmente quase todo celular grava e fotografa. Registre-se, o meu não. Sou um tanto conservador para essas coisas, telefone é para telefonar e pronto. Vemos autoridades e íntegras pessoas sendo grampeados com freqüência. Conversas divulgadas fazendo às vezes estragos irreparáveis.

Bravo! Palmas para as denúncias de mal feitos. Os desonestos e ladinos que se cuidem. Este é o lado bom da tecnologia, quando usada para o bem comum.

Porém essa moeda parece ter só uma face. Senão vejamos: Alguém se lembra de ver ou ouvir uma gravação ou micro câmera em ação por um bom atendimento público? Daqueles em que o cidadão é bem tratado e seu problema resolvido por gente humana educada e bem disposta e não por máquinas do tipo agora disque 1 para isso, disco 2 para aquilo?

Alguém já passou um dia com o servidor público atendendo e ouvindo constantes ameaças do tipo: Sabe com quem está falando? Ou sendo ameaçado de ser exposto à mídia mundo cão e sensacionalista caso o seu pedido não seja atendido IMEDIATAMENTE?

Alguém se lembra de algum grampo em telefone de serviço público que bem funcione? Com resolutividade, e pelo qual o contribuinte pode se orgulhar de tê-lo à sua disposição?

A mídia divulgaria uma faixa estendida às portas de uma UAI em agradecimento ao serviço e carinho recebidos por um familiar? E aquela médica do centro de saúde do bairro, que a todos recebe com largo sorriso e atenção, como fossem amigos pessoais?

Nada, nadinha. Não dá Ibope. O bem feito não chama atenção.

Tá certo, muitos dirão, mas o servidor público quando atende bem não faz mais do que a obrigação, ele está lá é para isso mesmo. Não tiro um milímetro da razão de quem assim pensa, é dever bem atender, mas também não é para ser mal tratado e agredido a torto e à direita.

O outro lado do níquel a que me referia mostra um servidor de qualquer esfera que seja, que historicamente é mal remunerado, desmotivado, comumente taxado de preguiçoso e que ouve com freqüência que se ele ali está, com certeza é por incompetência pois não consegue outro emprego, isso é que se fala por aí, o publicável.

Não se imagina que ali está uma pessoa comum, de carne e osso, que tem sentimentos e que, na maioria das vezes é apaixonado pelo que faz e ali serve por opção e prazer? É tão difícil assim? Desconheço classe de trabalhador com maior problema de auto-estima abalada do que o servidor público.

Gente ruim de serviço tem em qualquer lugar, mas generalizar é discriminatório e vil.

A tecnologia a favor do denuncismo pode derrubar presidentes e colocar atrás das grades criminosos, mas pode ser também injusta e precipitada. Pode e muitas vezes joga pedras em pessoas e instituições sérias e honradas.

Quando bem usada é digna de crédito e aplausos, mas cá pra nós, poderia de vez em quando servir também para mostrar que nem só de podres vive a humanidade, afinal, como disse a anárquica e maravilhosa Leila Diniz, uma mulher que viveu anos luz de seu tempo: "- Cafuné na cabeça, meu querido, até de macaco."



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