segunda-feira, maio 17

Tragédia

Tragédia para a ciência -Patrimônio insubstituível


Incêndio destrói mais de 500 mil amostras do Instituto Butantan
Além da maior coleção de ofídios do mundo nos trópicos, aranhas e escorpiões também foram perdidos


SÃO PAULO - Um incêndio ocorrido na manhã deste sábado, 15, no laboratório de répteis do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, destruiu milhares de espécimes de cobras e de aracnídeos, incluindo exemplares ainda não descritos pelos cientistas. Nenhum dos animais estava vivo.

Toda a coleção de cobras do Butantã - um total de aproximadamente 85 mil exemplares, a maior coleção do mundo de animais da região tropical - foi perdida no incêndio. Centenas de espécimes desses répteis que haviam sido coletadas pelos biólogos ainda não haviam sido descritas. Entre os aracnídeos - em especial aranhas e escorpiões -, a perda foi de cerca de 450 mil espécimes, das quais milhares ainda não tinham sido descritas pelos cientistas do instituto.

Um comentário:

Maria disse...

Lamentável!

Quando era estudante de graduação fiz uma visita ao Butantã e vi essa coleção. Fiquei tão encantada com a riqueza biológica, eu me senti uma criança em loja de brinquedos.

Além das espécimes não descritas, muitas certamente eram parte de teses,estudos em andamento, e tudo se perdeu. Triste. :/