terça-feira, dezembro 13

Chapéu

Clica nas fotos para detelhes.










Não Mano Nicanor, não é chapéu de pecuarista, sou mais dado às roças, às plantações. O chapéu em questão é meu companheiro de expedições de pesquisa, de saídas a campo para tentar entender um pouco que seja do comportamento dos bichos e do tempo. Com ele adentro matas e cavernas. Corto regos d'água, rastejo dentro de manilhões e passagens de gado.

Ele me protege de sol escaldante e do sereno da madrugada enquanto estendemos redes. Com ele, sempre com ele, subo barrancos, beiro cachoeiras, mangues, sertão, catacumbas. Companheiro de viagem, raro me apartar dele. Potiguar de fabrico, veio lá de Caicó. Passou às minhas mãos em Fortaleza, veio para ficar.

Quanto a ajudar no sítio posso sim, mas do meu modo. Posso ajudar fazer inventário de passarinhos, os que não ver posso dizer nome pelo canto, pelo piado dos filhotes, pela época do ano. Posso listar os bichos da noite, apontar estrelas e fazer mapa do entardecer e do alvorecer ruidoso e alegre. Posso ainda fazer censo de vagalumes e sapos. Te contar de morcegos e escorpiões.

Não Nicanor meu Irmão e amigo, não é mágica ou simpatia. É costume, prefiro atentar ao mundo e suas jóias do que aos que pensam dominá-lo. Sou ruim de lembrar rostos e nomes, mas nunca me esquece de uma paisagem ou de um trovão. Faço deles minha vida. E para minha alegria e paz de espírito.

Os chapéus na realidade, são dois o meu e o de Bia. Com seu chapéu, sua botina mateira e máquina fotográfica em punho, ela não perde voo de borboleta, pio de gavião, ou grito de curicaca. Atenta a tudo é. Não perde por se lançar ao chão em pó ou lama apenas para não perder a chance de perpetuar uma micro flor de gigantesca beleza, uma joaninha/jóia com alguma marca diferente,
Uma serpente colorida que insiste em dela fugir.

Se servir, colocamos nossos serviços ao seu dispor, e é claro, no final da tarde de plantão aos sons e vultos poderemos assar uma carne e tomar uma cerveja gelada, afinal mano, ninguém é de ferro.

Como pode ver Bia e eu somos especialistas em amenidades.

Nenhum comentário: