sexta-feira, maio 25

Igreja

Espírito Santo do Cerrado



Foto: Muriel Gomes

Deu no Jornal Correio de hoje

Justiça determina interdição da Igreja Espírito Santo do Cerrado. Prédio no Jaraguá é o único da cidade tombado pelo patrimônio estadual

Por
Arthur Fernandes
arthur@correiodeuberlandia.com.br
Repórter


Projetada pela renomada arquiteta Lina Bo Bardi e única edificação tombada em Uberlândia pelo patrimônio histórico estadual, a Igreja Espírito Santo do Cerrado, no bairro Jaraguá, foi interditada por uma decisão judicial na quarta-feira. A alegação é que a infra-estrutura do prédio, construído em mutirão entre 1976 e 1982, está comprometida.

Por motivos de segurança, os fiéis estão impedidos de freqüentar o templo — único imóvel em Minas Gerais desenhado pela arquiteta italiana - depois que o Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou uma Ação Civil Pública na 1ª Vara da Fazenda Pública e o juiz substituto João Ecyr Mota Ferreira concedeu a liminar.

Baseado em laudos técnicos contidos em um inquérito movido há mais de cinco anos, o magistrado argumenta que a interdição é necessária para resguardar os freqüentadores de um possível acidente. O juiz ainda determinou um prazo de 60 dias para que a Diocese de Uberlândia e o Estado de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), concluam as obras de contenção da estrutura de madeira, que apresenta fissuras.
(leia mais AQUI)


Quem foi Lina Bo Bardi, clique na imagem abaixo








Parabéns ao promotor Fábio Guedes, autor da Ação Civil Pública, o dilapidado
patrimônio histórico de Uberlândia de coração
agradece.

Nenhum comentário: