quarta-feira, março 29

Bandeira de Uberlândia


"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."(José Saramago in Ensaio sobre a cegueira).
Vocês já prestaram atenção no maravilhoso céu de maio de nossa Uberlândia? E o friozinho matinal ainda orvalhado que traz uma sensação de prazer indescritível, perfumada por uma característica fragrância cítrico-adocicada de alguma planta que poucos sabem o nome, e que aparentemente só aqui em nossa cidade temos?

Já puseram os olhos nos bandos migratórios de maritacas, tucanos, periquitinhos verdes que toda tarde nesta época riscam este céu límpido talvez voltando para as fartas colheitas de Goiás, mas que em setembro como se um relógio místico marcasse prazos voam de volta para nós?
E nossa abóbada celeste noturna? Maravilhosamente "doente" de tantas e tantas estrelas! Até em nosso período de seca podemos ver beleza (tirando a patológica mania das queimadas). Nesta época nossa generosa e exótica flora adormece em tons de cinza e marrom. Descansa, recuperando forças para explodir em vigor renovado às gotas das primeiras chuvas.

Agora alguns querem incluir em nossa bandeira os dizeres: "Deus está aqui". Nada contra tal ato a não ser o fato de se estar de certa maneira mutilando uma obra de arte criada por artistas que venceram um concurso público com seu trabalho. Guardando-se as proporções, é claro, seria como se acrescentassem óculos escuros à Mona Lisa de Da Vinci. Minha única preocupação é de outra ordem, não acho que Ele precise deste tipo de marketing.

Ele, onipresente, onipotente e onisciente, sempre está no coração e nos atos dos que Nele acreditam (e até no daqueles que juram de pés juntos que não acreditam), e, sinceramente, todas aquelas manifestações do Criador acima descritas não são mais do que suficientes para que saibamos que Ele está aqui?

No fundo, no fundo a inscrição, já que estão a decidir por uma, talvez pudesse ser mais incisiva, quem sabe até um "alerta": "Deus está vendo".

Nenhum comentário: