sexta-feira, março 24

Falar mal?


Recolhi-me dia desses logo depois do noticiário nacional: Mesadão (ou mensalão como queiram), corrupção nos Correios, denúncias contra deputados supostamente pedindo propina filmados em Rondônia. Ministra anunciando à imprensa os primeiros resultados da Operação Curupira da nossa Polícia Federal, que desmantelou uma quadrilha especializada em fraudar autorizações para exploração de madeira, da qual faziam parte, pasmem ou nem tanto, medalhões do alto escalão do IBAMA. Isso tudo só num bloco de um telejornal!

Quanta coisa ruim, quanto pessimismo, e nem se preocupam em fracionar, dosar homeopaticamente toda esta informação, é aos turbilhões, formato panfletário mesmo, tudo de uma só vez. Durma-se com um barulho desses, pesadelos na certa, noite insone.

Na manhã seguinte acordei lembrando do extratemporal e genial Henfil. Em particular de uma tira da Graúna onde, revoltada com tanta corrupção, desvio de verbas, descaso com o povo e para piorar, os constantes sumiços na época, dos famosos caminhões-pipa, indispensáveis para a sobrevivência do povo da caatinga, definhando em seca e pó, brada irritadíssima:

"— Hoje eu estou macha! Vou meter o pau no governo!" (e olha que estávamos nos mais duros dos anos de chumbo quando esta tirinha saiu) Outro personagem da tira, o Bode Francisco Orelana, olha de soslaio para a Graúna e retruca irônico: "— Se tu está macha de verdade DEFENDE o governo"...

Grande Henfil, onde você estiver, por certo junto ao Betinho, quanta saudade e quão atual você está. Será que lá do alto tem acompanhado estes loucos imbróglios nacionais? Será que também, meio bêbados, meio equilibristas, teremos que partir num rabo de foguete como aquele de João Bosco e Aldir Blanc e lindamente interpretado pela saudosa Elis? "Fradins" dos céus rezem por nós.

Finalizo com um conselho amigo, se me permitem: feijoada, briga em família, irritação de qualquer natureza, café, banho frio e principalmente noticiário de televisão não devem ser consumidos antes de deitar, se persistirem os sintomas procure urgentemente um médico ou, ainda melhor, substitua qualquer dos itens acima por um bom livro ao se recolher e sonhe com os anjos.

Nenhum comentário: